Teatro para Bebês - Liliana Rosa

7.2.13

Sobre a atriz Liliana Rosa do teatro para bebês


Liliana Rosa atriz fundadora do teatro para bebês no Brasil



A ATRIZ:

   Liliana Rosa é Licenciada em Estudos Teatrais e Bacharel em Formação de Ator pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, em Portugal. A atriz portuguesa é especialista em métodos teatrais para a infância, profissional nas áreas da interpretação, direção teatral, dramaturgia, cenografia e produção teatral, a atriz atuou em 35 e dirigiu 7 espetáculos, dentre eles, “Gnomos e estórias sem pernas”, “Homem Arböre”, “Dama pé de cabra” e comédia “DivertidaMente”sucesso de crítica e bilheteria. Três direções suas foram apoiadas pela prestigiada Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, Portugal. Apresentou seus espetáculos em diversos Festivais e eventos de culto em Portugal, França, Espanha, Luxemburgo, Dinamarca e em vários Estados brasileiros. Se apresenta no Brasil desde 2002 com diversos espetáculos portugueses com a Cia. Teatral Art`Imagem do Porto.
   
   Como ponta pé inicial ao projeto Teatro para Bebêsa atriz iniciou sua pesquisa de Teatro para a infância desde 2001 com espetáculos que privilegiavam o clown, a pantomina, o teatro de bonecos e a acrobacia teatral. Se fundamentou em pesquisas e estágios com grandes mestres da arte teatral europeia participando em inúmeros estágios de formação: com Eugenio Barba (Italia/Dinamarca), Eimuntas Nekrosius (Lituania), Michel Laubu (França), Julio Castronuovo (Espanha), entre outros. Realizou espetáculos, animações e trabalhos de contação de histórias para crianças, sua experiência no espetáculo "O Semeador de Palavras" foi uma das mais marcantes na sua carreira pois a atriz apresentou o teatro para bebês em dezenas de escolas carentes de vários municípios Portugueses. O projeto visava inicialmente levar teatro e informação artística e cultural a crianças carentes desse veículo de informação, no entanto, logo se estendeu a hospitais e centros de crianças portadoras de deficiência. Liliana criou novos espetáculos com temas próximos das realidades das crianças em formato de contação de histórias. Após uma longa jornada se apresentado em escolas e centros de referência do país, seus trabalhos rumaram aos Festivais de Teatro Europeu, onde foram notoriamente apresentados em Espanha e França. Liliana Rosa protagonizou muitos espetáculos infantis de destaque na cena portuguesa tais como: "Todo o Mundo é um Palco, "Era uma vez", "Eu conto, tu contas, ele conta".

   No seu trabalho de atriz, Liliana mistura o trabalho com as técnicas como o clown, a dança, as artes de circo, a pantomima e o canto, à sua formação com grandes mestres do Teatro. Através de sua experiência como professora de musicalização e de teatro, seus trabalhos seguem o contexto da "contação de histórias" onde a palavra lança motivações sociais, pedagógicas, trocas de afetos, cidadania, consciência do mundo, das artes e do conceito de família. Para o Brasil criou em 2005 um espetáculo inédito de Teatro infantil, "Palavras a Cozinhar" se apresentando em Mato-Grosso em Teatros e escolas, depois de volta a Portugal, se apresentou em diversas cidades. 


   Após longa experiência, em Portugal, com crianças de várias faixas etárias (desde 01 a 10 anos), tanto como artista como professora, no Brasil iniciou seu trabalho na área técnica de Teatro para Bebês em 2006 com a laboriosa pesquisa desenvolvida no Brasil agregada aos anos de pesquisa relacionada ao comportamento de bebês e primeira infância que já vinha desenvolvendo há alguns anos na Europa. O que deu origem ao Teatro para Bebês com o espetáculo“O Cirquinho de Luísa”. Assim, dirigiu seu foco para a primeira infância, abrangendo a faixa etária de bebês dos 06 meses a crianças de 06 anos. Trabalha em três escolas do Rio de Janeiro como professora de Teatro, Artes Integradas, Ritmo e Movimento e Música convivendo semanalmente com um total de 330 crianças de idades compreendidas entre 06 meses a 06 anos.

SERVIÇO:
Elenco: Liliana Rosa
Diretores da Cia.: Liliana Rosa e Alan de Oliveira
Gênero: Infantil - teatro para bebês®
Local: Teatro Cândido Mendes R. Joana Angélica, 63 - Ipanema
Horário: Sábados e Domingos: 15:00h
Classificação Etária: Livre

0 Comentários:

AMIGOS E SEGUIDORES!