Teatro para Bebês - Liliana Rosa

7.2.08

Teatro para bebês? Dos 6 meses aos 6 anos.


"O CIRQUINHO DE LUÍSA" dá que falar.

Antes de assistir ao espetáculo, alguns pais nos perguntam se os bebês irão entender o nosso espetáculo. Respondemos algo que os pais já sabem. O bebê é um ser humano em aprendizagem. O bebê tem o entendimento dele. Já na metade da gestação, com aproximadamente 20 semanas, o bebê ouve e já registra sons. Ele já nasce com uma memória gestacional e logo reage aos estímulos externos.

Para este espetáculo desenvolvemos um estudo focado no imaginário dos mais pequeninos. De toda a nossa pesquisa, houve algo que foi essencial no nosso trabalho: o nascimento da Luísa. Desenvolvemos um laboratório de análise das suas reações a determinados estímulos visuais e sonoros. A Luísa acompanhou todo o desenrolar da montagem, foi quase como consultora cultural. Além disso, todo o enredo da peça foi inspirado no seu nascimento e crescimento.

A resposta a esta questão tem sido esclarecida a cada espetáculo, a cada apresentação. De um modo geral, sem exceções, os bebês ficam "hipnotizados" pela história e as mães emocionadas.

Outra questão que dá que falar é a faixa etária díspar ao qual está destinado este espetáculo. Cada criança entende a peça da sua maneira, do seu jeito. Este espetáculo joga com as sensações e este "espaço etário", esta primeira infância até aos 6 anos", é designada pela Psicologia como o espaço das sensações. A criança é sincera nas suas opiniões, distingue o doce do amargo, distingue o frio do quente, associa tudo o que é novo a algo que conhece bem para poder processar o que vai aprendendo.

O espetáculo tem agradado a pequenos e graúdos: Os mais pequenos entendem pelo sensorial, os mais velhos pela historinha que é contada e os pais pelo subtexto e significado.

1 Comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Liliana!
Fiquei entusiasmada com uma peça de teatro para bebês. Que idéia legal! Quando vcs vem à Brasília? Eu gostaria muito de levar meus meninos. Eu não tenho a cultura de ir à teatros, mas gostaria de dar essa oportunidade aos meus filhos.
Beijos e parabéns pela excelente iniciativa!

AMIGOS E SEGUIDORES!