Teatro para Bebês - Liliana Rosa

18.1.08

BEBÊS NO TEATRO?




Geralmente bebês na platéia de teatro não são comuns de se ver. E quando estão, certamente é sinônimo de choradeira. Mas não é isso que acontece com o teatro feito exclusivamente para os pequenos de seis meses a cinco anos de idade. O tema abordado é nascimento e ciclo da vida, pioneiro no Rio de Janeiro, a idéia do Cirquinho de Luisa é ativar a memória embrionária e ir de encontro à primeira infância através de recordações comuns e da construção de um futuro imediato, indo até as nossas raízes e origens, explicando as etapas da vida por associações, analogias e estimulação dos sentidos.
Esse tipo de encenação para bebês surgiu na Europa nos anos 90 e atualmente é bastante difundida na França, Espanha, Itália e Bélgica. Para os pequenos é uma porta aberta para que eles comecem a descobrir novas linguagens, que nessa faixa etária não exigem uma narrativa linear, o que permite que os espetáculos sejam abstratos e poéticos. “Mais do que um espetáculo teatral, O Cirquinho de Luísa é um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês e pais um meio de introdução da criança no mundo da arte”, diz Liliana. Apesar de já ter desenvolvido este projeto em Portugal e países da Europa, desta vez a atriz Liliana Rosa teve uma experiência diferente: a filha Luísa, de 4 meses, que além de inspiração, serviu também de laboratório para a montagem do espetáculo.
“Mais do que um espetáculo teatral, O Cirquinho de Luísa, é um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês e pais, um meio de introdução da criança no mundo da arte”.

0 Comentários:

AMIGOS E SEGUIDORES!