Teatro para Bebês - Liliana Rosa

1.3.08

Cirquinho com lotação esgotada



Mais uma semana de lotação esgotada! "O Cirquinho de Luísa" foi a revelação de 2007 e promete fazer sorrir mais bebês em cada final de semana.
Esse ano temos mais teatro para bebês para encher de alegria os mais pequeninos e partilhar com os pais esse momento mágico de iniciar o seu rebento no mundo maravilhoso do teatro.

"O Bebê e o Mar" é o mais recente espetáculo para bebês que estreiará em breve, o nosso segundo filhote.
Para esse novo espetáculo realizámos mais pesquisas em torno do bebê e do seu lado sensorial.

Algumas curiosidades sobre bebês!

APRENDIZAGEM
"A um nível elementar o bebé pode aprender dentro do útero"
(Cf. T. Verney & J. Kelly, The Secret Life of the Unborn Child, Delta Books, 1981, p. 12)

SONHOS
"Usando ultrasons foi possível mostrar que os REM (rapid eye movements), que são característicos dos momentos em que se sonha, estão presentes em bebés com 23 semanas de gestação."
(Cf . J. Birnhaltz, "The Development of Human Fetal Eye Movement Patterns," Science, 1981, vol. 213, pp. 679-681) "Depois deste estudo, já se encontrou sono REM em bebés com 17 semanas de gestação." (Cf. S. Levi, Brugman, American Medical Association News, February 1, 1983).


INTENCIONALIDADE
O Dr. Freud (neto do célebre psicanalista de Viena) acompanhou mais de 10000 ecografias e, segundo ele, "Parece que o feto tem muitíssima intencionalidade" Uma vez foi-lhe mesmo possível observar dois gémeos à luta (o que, naturalmente, supõe intenção!)
(Cf. 1st International Congress, Pre & Peri Natal Psychology, Toronto, July 8-10, 1983).


CHORO

Os Bebés, antes de nascer podem chorar como qualquer bebé nascido. Só não se ouve por falta de ar, mas... "(...) [o médico] injectou uma bolha de ar dentro da bolsa de líquido amniótico e depois fez uma radiografia. Aconteceu, porém, que o ar cobriu a cara do bebé. Todo o processo, sem dúvida, o perturbou, pelo que no momento em que ele teve ar para inalar e exalar ouviu-se claramente o protesto de uma "baleia" vindo de dentro do útero. Na mesma noite a mãe telefonou ao médico para dizer que quando ela se deitava para dormir a bolha de ar voltava à cabeça do bebé e ele estava a chorar tão alto que nem ela nem o marido conseguiam dormir." (Cf. Day & Liley, Modern Motherhood, Random House, 1969, pp. 50-51).

OS SENTIDOS do recém-nascido:


Toque: um dos meios mais importantes que você tem para se comunicar com seu bebê é o toque. Os bebês gostam de toques suaves e movimentos rítmicos. Ainda dentro do útero, ele se acostumou a ser embalado por seus movimentos. Depois do nascimento, esse mesmo balanço o conforta. Um recém-nascido inquieto geralmente se acalma quando você o coloca junto a seu corpo e o embala lentamente. Mesmo as atividades mais rotineiras - alimentá-lo e dar banho, trocar a roupa e a fralda, segurá-lo, andar com ele nos braços - estimulam o sentido de toque e movimento de seu bebê.


Olfato e paladar: ao nascerem, os bebês demonstram que distinguem os odores afastando-se de perfumes desagradáveis. Seu filho aprende rapidamente a reconhecer os perfumes familiares, especialmente o seu. Embora seus botões gustativos não estejam totalmente maduros ao nascimento, seu bebê pode diferenciar o doce do azedo e preferir o primeiro. É por isso que o leite materno é bem doce.

Audição: durante o último trimestre de gestação, um bebê ouve a voz abafada de sua mãe tão bem quanto os sons de seus batimentos cardíacos, respiração e digestão. Quando a cabeça do bebê é pressionada contra seu peito, ele, sem dúvida, encontra aqueles sons familiares confortantes e, muitas vezes, adormece nessa posição. Você pode observar que ele escuta seletivamente as vozes mais altas. Até mesmo os homens, inconscientemente, levantam o tom de voz quando estão falando com o bebê. À medida que seu bebê obtém mais controle dos movimentos da cabeça, fica mais evidente que ele não apenas consegue ouvir, mas pode determinar exatamente o local de onde o som está vindo. Sons altos e agudos geralmente incomodam os bebês. Sons baixos e rítmicos os acalmam. Caixinhas de música, brinquedos que emitem sons agradáveis e música baixa estimulam a audição de seu filho. Ele gosta de ouvi-la cantando e falando com ele. O monólogo se transforma em um diálogo delicioso quando ele começar a responder com seus próprios resmungos.


Visão: com o seu ambiente intra-uterino escuro, os bebês apresentam um reflexo protetor de fechar com força os olhos contra a luz forte. Essa resposta é chamada de reflexo de piscar. Quando você e seu bebê estiverem em um ambiente mais escuro do que a sala de parto, verá que ele analisará seu rosto com os olhos arregalados. Embora seu sistema visual seja imaturo, um recém-nascido enxerga bem a uma distância de 12 cm a 30 cm sobre o nariz.

0 Comentários:

AMIGOS E SEGUIDORES!